terça-feira, 15 de janeiro de 2013

"Uma Editora não é uma ONG"!



Assisti hoje a primeira das 3 aulas do curso acima (recomendadíssimo para quem mora no Rio), hoje especificamente sobre o funcionamento da engrenagem de uma editora "de verdade" (considerada ativa, ou seja, com vendagem mínima acima de 5.000 exemplares anuais) e, dentre várias histórias e cases comentados, o que mais me marcou foi uma frase dita pela dona da novíssima Foz Editora, Isa Pessoa... Nada de mais; até obvia. Mas que me fez repensar certos (pre)conceitos de escritor que eu tinha, principalmente por vir de uma profissional notadamente apaixonada pelo que faz e, sobretudo, que tem pelo produto Livro o mesmo apreço, respeito, lealdade (quase veneração) que um autor tem por sua obra:

"Uma editora não é uma ONG"

Foi muito interessante (re)conhecer a mesma relação de amor "de pai(mãe) para filho" com o produto livro, que o escritor possui com sua cria.
Algo assim do tipo... O autor seria o "pai de primeira viagem", tendo seu primeiro filho, babão, inocente, perdido; enquanto o editor seria o "dono da creche". (rs!)
Inclusive, nas dicas dadas por ela na parte de como enviar originais para as editoras, achei muito interessante e finalmente entendi porque não se deve enviar a "obra fechada", ou mesmo capas e demais elementos que ultrapassem a essência das obras a serem analisadas... Pois o verdadeiro editor gosta, e quer!, participar também do processo criativo daquele "rebento". Quer opinar, sugerir uma troca aqui, um acréscimo acolá; mesmo em novas obras de escritores renomados!

Sim, autores de plantão... O editor também se vê (quando decide apostar/escolher uma obra) como "autor" daquele futuro livro que você, escritor babão, sempre considerou só seu... (rs!) Afinal de contas, quem vai "bancar" as fraldas todas, listinha de materiais do colégio, remédios, passeios, faculdade, intercâmbio... Quem irá "preparar para o mundo" o seu embrião, será ele/ela! 

Enfim... Estou gostando muito de participar destas aulas!
Espero poder trazer mais um pouquinho do que estarei observando nesta semana sobre o Mercado Editorial para vocês!

Amanhã (hoje!) será a vez dos e-books! Aguardem... 
;)

Forte abraço,
Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário